O seu blog de entretenimento.

Crítica | A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1

Parece fácil para alguns críticos falarem sobre Saga Crepúsculo. É somente dizer que a história criada por Stephenie Meyer é EXTREMAMENTE CONSERVADORA E MACHISTA (um absurdo) e falar mal das fãs que gostam desta história. Mas bem, pra mim a visão de machismo é uma mulher ser objeto do homem. Coloquem na HBO, e vejam Bill e Eric transando com a Sookie a todo momento em True Blood. Se não é o bastante, a mesma dá os seus pulsos para os sanguessugas se alimentarem, em uma cena de pura submissão. Ah, não! Machismo é um vampiro com mais de 100 anos, que viveu sozinho sua vida toda, e que depois de um século, encontra o amor da sua vida, e mesmo assim tem receio de machucá-la e de transformá-la em uma vampira. Contudo, ele é submisso, ele que aceita tudo que sua companheira humana pede. Um belo exemplo de machismo, colegas.

Enfim, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 é de longe o mais conciso e maduro de todos. Aqui, vemos o tão esperado casamento de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart), com direito a muito romantismo, juras de amor e momentos engraçados, graças a sempre caricata atuação de Billy Burke, como Charlie Swan, pai de Bella.

Bill Condon, que assumiu as duas partes finais do filme, consegue preencher as arestas deixadas pelo livro de Meyer, mas mantém o respeito pelo livro, homenageando em muitas cenas os fãs da saga. Sua presença, contribuiu para que os fãs até então decepcionados depois do fraquíssimo Eclipse, recuperassem a esperança de um desfecho digno. O cineasta, também aproveita para deixar sua marca, como na cena do passado de Edward, assistindo A Noiva de Frankenstein, dirigido por James Whale, que teve sua vida adaptada por Condon em Deuses e Monstros, que lhe rendeu o Oscar.
Não só apenas na história, mas o cineasta também se demonstrou um excelente diretor de elenco. A evolução de alguns atores que até então não brilhavam em cena, aqui simplesmente demonstram muita propriedade, como Elizabeth Reaser, que ganhou muito mais espaço como Esme. Com relação ao trio de protagonistas, Robert Pattinson, conseguiu desempenhar um melhor papel, embora ainda demonstre limitação, principalmente nas cenas mais dramáticas. Taylor Lautner, mais uma vez se demonstra a vontade e passa muito carisma no papel de Jacob. Já Kristen Stewart, repete a boa atuação de Lua Nova, e surpreende no momento da complicada gravidez. Incrível, a maquiagem e os efeitos visuais que a deixaram com um aspecto cadavérico.
O trabalho técnico aqui está muito superior ao que vinha sendo apresentado. A fotografia de Guillermo Navarro está linda, e o cenário paradisíaco do Rio de Janeiro contribuiu e muito para o resultado. Outro excelente trabalho foram nos efeitos visuais, destaque para o bebê Renesme, que teve o rosto da atriz Mackenzie Foy (que viverá a personagem na Parte 2) colocado digitalmente.
Enquanto os outros filmes, exacerbavam no romantismo (sempre odiado pelos críticos), aqui vemos uma narrativa bem mais interessante, dando enfoque na misteriosa gravidez de Bella e nos conflitos de Jacob com sua matilha, que proporciona uma das melhores cenas do filme.
A bela trilha sonora de Carter Burwell (o mesmo de Crepúsculo), colaborou para que algumas cenas ficassem memoráveis para os fãs, vide casamento e lua de mel. Com certeza, o melhor trabalho composto até aqui.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, é um longa feito com muito cuidado e carinho para os fãs. Embora desnecessária, a divisão dos filmes dará mais um ano de extrema expectativa, e infelizmente, possíveis situações como as citadas acima.
Ps.: Para os mais apressados, peço que fiquem até os créditos finais, pois há uma cena de extrema importância para a Parte 2.

NOTA: 8,0/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s