O seu blog de entretenimento.

Crítica | Pearl Jam Twenty

Em tempos em que as bandas atuais seguem seu próprio caminho com cada um por si e fazem sucesso repentino lançando vídeos na web, houve uma época em que tudo era mais complicado, mas, a parceria era bem mais presente e cada um se ajudava. Talvez, o último grande movimento musical foi o grunge em Seattle que aconteceu no fim dos anos 80.

Após várias tragédias e dissoluções, uma única banda continua na ativa e completou neste ano 20 anos de carreira, o Pearl Jam. Para celebrar esta trajetória de sucesso, Cameron Crowe (Quase Famosos), que sempre acompanhou a banda, dá de presente para os fãs Pearl Jam Twenty, documentário com um material rico e inédito que retrata todos os momentos marcantes do quinteto.

O documentário começa com o início da amizade entre Stone Gossard e Jeff Ament, membros da extinta Green River, e agora guitarrista e baixista da banda Mother Love Bone, a primeira a ganhar um certo destaque no cenário grunge.
Liderada pelo talentoso e excêntrico Andy Wood, o grupo atingiu um sucesso meteórico, mas a trágica morte do vocalista por overdose mexeu com Gossard e Ament, fazendo-os repensarem sobre o futuro.
Depois de um período de luto, os dois amigos voltam a se encontrar e decidem formar um novo grupo. É quando surge Eddie Vedder, um jovem tímido de Chicago que conquista todos os integrantes por sua bela e impactante voz e, um segundo guitarrista, Mike McCready, amigo de infância de Gossard. A partir daí, surge o Pearl Jam, que logo chama a atenção por suas apresentações não demorando muito para atingir o estrelato.
Cameron Crowe, mostra a evolução da banda que antes apenas desejava ser um grupo comum de estrada, mas, se tornam a face de uma geração de jovens e, em todo show business, viram sinônimos de lucro para empresários e gravadoras.
Com um material de mais de 3000 horas de imagens e depoimentos, a edição de Crowe mostra o carinho e o respeito que o Pearl Jam tinha por seus fãs. Eddie Vedder e cia sempre se preocuparam em serem os mais próximos possíveis de seus verdadeiros admiradores. A rixa com a empresa de ingressos Ticketmaster e problemas com algumas a imprensa em geral, revelam que o grupo sempre se interessou mais em seguir estrada e tocar.
Pearl Jam Twenty tem um caráter intimista. Além de algumas apresentações nunca vistas pelos fãs, o documentário traz depoimentos atuais e antigos dos integrantes da banda que relembram de uma maneira emocionante toda a sua trajetória, como alguns trágicos acontecimentos: a morte de Andy Wood e o drama do Festival de Roskilde, na Dinamarca, em 2000, em que nove fãs morreram pisoteados pela imensa multidão.
Também merecem destaque os depoimentos de Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e grande amigo da banda e, uma cena nunca antes vista de Kurt Cobain e Eddie Vedder em um momento de grande amizade que sempre foi questionada devido a alguns depoimentos ácidos de Cobain sobre Vedder.
Em uma sessão única que felizmente chegou em 26 cidades no país, Pearl Jam Twenty, é um presente para todo fã do quinteto de Seattle. Com 20 anos de carreira, Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready, Jeff Ament e Matt Cameron continuam mais interessados em ser uma banda de estrada do que conquistar Grammys e serem comerciais.
Para quem não teve a oportunidade de assistir o documentário, o DVD e Blu-ray será lançado em 25 de outubro.

NOTA: 10/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s