O seu blog de entretenimento.

Crítica | Capitão América: O Primeiro Vingador

O quinto e último da Marvel Studios antes do grande evento Os Vingadores, Capitão América – O Primeiro Vingador é mais um grande acerto que vem sendo de praxe do estúdio.

O longa dirigido por Joe Johnston, usa bem como pano de fundo algumas produções clássicas de aventura, deixando sempre um clima sério e não basbacão que podia se deixar levar por um personagem com um forte apelo patriótico. Outro ponto interessante, é que na verdade a trama é que dá início a todo o evento Vingadores, então não há uma preocupação em ligar vários personagens como vinha acontecendo, houve principalmente uma preocupação com a história, que não desagrada nem um pouco.

A trama já começa com uma sequência primorosa com o vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving) em busca de um artefato mitológico conhecido como o Cubo Cósmico, já mostrando a partir daí alguns ganchos para os filmes seguintes. Depois, conhecemos o jovem e franzino Steve Rogers (Chris Evans) que tenta sem sucesso entrar para o exército e defender o seu país na Segunda Guerra Mundial. Contudo, quando conhece o cientista Abraham Erskine (Stanley Tucci), acaba topando em participar de um programa experimental chamado de Super Soldado.

O jovem que até então tinha um corpo esquálido, tendo apenas um bom coração e um ideal necessário para liderar um batalhão, ganha massa muscular e uma força sobre-humana se tornando o Capitão América.

Como a grande questão do longa é de se preocupar com uma boa história e ligar os pontos com todos os outros filmes, a Marvel Studios mais uma vez acertou a mão aqui. O roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, deixa Capitão América – O Primeiro Vingador uma trama bem envolvente, que remete a grandes aventuras a la Indiana Jones e Rocketeer (o último dirigido pelo próprio Joe Johnston). O acerto é focar na jornada de Steve Rogers, nos seus conceitos sobre servir um ideal, tudo muito bem trabalhado aqui.

As referências, claro, estão bem presentes e inseridas. Prestem atenção na cena durante o World’s Fair e notem a presença do primeiro Tocha Humana. Acompanhamos também Howard Stark (Dominic Cooper), pai do Homem de Ferro, que tem uma presença bem interessante em toda a história.
Mantendo o universo de personagens da HQ, temos as presenças de Peggy Carter (Hayley Atwell) e Bucky Barnes (Sebastian Stan), que são relevantes para o herói, mas acabam não tendo o peso necessário que se esperava, mas nada que possa prejudicar o filme, já que suas atuações foram bem impactantes.

A respeito do elenco, o longa não deixa nada a desejar. Tommy Lee Jones na pele do General Chester Phillips, é responsável pelo alívio cômico da trama ao lado de Stanley Tucci. Hugo Weaving interpreta mais um interessante vilão, mas o Caveira Vermelha foi pouco trabalhado na história, mas sinto que não será a última vez que veremos o vilão em filmes da Marvel Studios.

O grande nome do filme é com certeza Chris Evans, que desde quando anunciado no papel do Capitão América, criou dúvidas a respeito de sua atuação sempre com um de canastrice e fazendo pose de galã. Aqui, o ator deixa de lado tudo isso e faz sua melhor atuação. Evans representa muito bem a coragem e humildade de Steve Rogers. Nas sequências de ação, o ator mostrar o lado líder do ícone da Marvel.

E sim, os efeitos visuais estão excelentes. A tecnologia usada em O Curioso Caso de Benjamin Button que fez Chris Evans ficar pequenino e franzino está fantástica. Já nas cenas de ação, não chegou a ser impecável como Thor, mas é diversão pura me fazendo lembrar de algumas aventuras dos anos 80.

Capitão América – O Primeiro Vingador monta bem o palco para o evento Os Vingadores no ano que vem. Tendo o cuidado necessário com o sentimento anti-americano, o filme acaba divertindo e tirando uma onda com o patriotismo daquela época.
E mais uma vez, fiquem até o fim dos créditos, pois o que vemos a seguir é somente o teaser do filme da superequipe.
Avante Vingadores!!!

NOTA: 9,0/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s