O seu blog de entretenimento.

Crítica: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Após dez anos, chega ao fim a maior saga da história do cinema: Harry Potter. É impossível, mesmo que você não seja fã, não ter acompanhado por algum momento o crescimento de Harry, Hermione e Rony, que se despedem dos milhões de fãs de uma maneira emocionante.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II, começa exatamente do ponto deixado no longa anterior: Voldemort (Ralph Fiennes) se apossando da Varinha de Dumbledore (Michael Gambon), Harry (Daniel Radcliffe) e seus amigos enterrando o elfo Dobby, e as difíceis escolhas que terão que tomar daqui pra frente.

Cada vez mais forte, Voldemort dominou de vez o Ministério da Magia e Hogwarts, sendo agora supervisionada por Snape (Alan Rickman). Com o tempo se esgotando, Harry ao lado de Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) precisam encontrar o restante das horcruxes para derrotar o temido vilão.
O longa começa assim como a primeira parte, com uma grande carga dramática, mas logo depois, tudo é acelerado com cenas de ação, emoção e despedidas ao mesmo tempo. Tudo é feito de uma maneira espetacular pelo diretor David Yates, que soube dosar muito bem entre uma cena de ação e outra, dando mais profundidade do que um simples motivo para um espetáculo pirotécnico de varinhas no ar.
A batalha de Hogwarts é sensacional. As cenas bem montadas, que destacam mais uma vez a excelente fotografia de Eduardo Serra, dão ainda mais um aspecto sombrio e frio do cenário. O interessante é que as mortes acontecem sem cerimônias, e cadáveres e sangue são mostrados sem receio (mesmo com a censura mantida para 13 anos).
Para quem sentia falta de alguns personagens coadjuvantes, este longa premia alguns deles. Nas poucas cenas que aparece, a excelente Maggie Smith é um dos grandes destaques nas cenas cruciais como a Professora McGonagall. Outra surpresa, foi a atuação de Matthew Lewis como Neville, em uma presença brilhante. É difícil não se emocionar com o desfecho de Severo Snape, que se mostra o personagem mais complexo e interessante da saga. O resulta não seria o mesmo, se não interpretado pelo espetacular Alan Rickman.
Não posso deixar de comentar sobre o trio principal que amadureceram junto com a saga. Daniel Radcliffe, conseguiu sua melhor atuação como Harry, não lembrando em nada aquele garoto sem expressão. Aqui, vemos um ator seguro que soube carregar todo o aspecto dramático que se exige dele. Rupert Grint, se destaca mais uma vez como o cômico e desajustado Rony. Já Emma Watson, continua fazendo de Hermione a personagem mais passional dos três, e a mais fascinante, com sua beleza e a conhecida consciência de suas decisões.
Apesar dos excelentes efeitos visuais de tirar o fôlego, uma maravilhosa direção de arte e figurino, e mais uma vez, uma marcante trilha sonora de Alexandre Desplat, o longa peca em algumas cenas de desfecho.
A cena da morte de Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) está entre as piores que já vi no cinema. Sem qualquer carga emocional, a personagem apenas se vai, no que poderia ser um dos momentos mais marcantes do filme. Outra cena mal conduzida, é a “morte” de Harry, que do nada sai dos braços de Hagrid e já parte para a ação novamente. Como sempre, as adaptações de obras literárias sofrem em passar para a tela algumas situações e, com isso, fazem algumas alterações para deixar tudo mais corrido, mas nem sempre o resultado é satisfatório.
Entre erros e acertos, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II apresenta um dos desfechos mais emocionantes. Ao acompanharmos o epílogo, é como se estivéssemos no lugar de Harry, Rony e Hermione, que nos passaram ao longo de dez anos toda a aventura e fantasia, que seguirá adiante para mais gerações.
Harry Potter não acabou, tudo que foi apresentado ao longo de uma década estará marcado nos corações de milhões de fãs, que sempre terão a oportunidade de entrar novamente no mundo de Hogwarts.

NOTA: 9,0/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s